segunda-feira, 16 de junho de 2008

Inovação no Marketing

Empresas inovam em busca do consumidor

No ano passado, algumas empresas conseguiram se diferenciar com estratégias e idéias inovadoras. Marcas como SulAmérica, Jornal Destak e Campari representam cases que podem servir de exemplo para empresas pequenas, médias e grandes, seja de qual segmento for.
Com cada vez menos espaço no mercado e mais empresas concorrentes surgindo, é necessário que as empresas e agências desenvolvam grandes idéias para diferenciar o produto, seja no ponto-de-venda, na Internet ou nos meios tradicionais de comunicação. O que as empresas oferecem ao consumidor precisa gerar o interesse dele, ter relevância e desejo de compra.
Radio como estratégia de marketing Com um case inovador, a SulAmérica Seguros ganhou destaque na mídia com a criação de uma rádio somente com informações sobre o trânsito de São Paulo. De acordo com Zeca Vieira, Diretor de Marketing da SulAmérica, a diferenciação de um produto ou serviço não acontece apenas com freqüência e visibilidade ao gerenciar uma marca. “É preciso oferecer uma comunicação que seja relevante e que toqueo coração das pessoas”, afirma em entrevista ao Mundo do Marketing.
Durante 24 horas por dia, sete dias por semana, a Rádio SulAmérica toca notícias sobre as melhores e piores condições do trânsito paulista. A estratégia aumentou o share of mind - lembrança da marca – da empresa em 68%, de acordo com pesquisa da Synovate Brasil.
Com vista nestes cases inovadores cria-se oportunidade para que outras empresas percebam a importância de entregar um produto útil ao consumidor. Relevância é uma tecla fundamental que deve ser ressaltada toda vez que se falar em inovação. Zeca Vieira participa do evento As Grandes Sacadas de Marketing para mostrar o case. “Estamos no caminho certo e oferecendo uma comunicação de qualidade. Participar do evento significa que estamos focados nos resultados de nossas ações de marketing”.
Marketing dentro do copoA Campari é outra marca que teve destaque no cenário do Marketing com campanha integrada que gerou importante performance da empresa no mercado. Todas as ferramentas de comunicação foram integradas no conceito do comercial para a TV. A empresa dedicou os últimos 15 meses na integração das ações de conhecimento da marca através de propaganda, PDV, relações públicas e inovação, além de pesquisa de interesse e necessidade do consumidor.
No comercial para a TV, a Campari mostra uma mulher que joga a bebida no vestido de uma amiga. Para o investimento em toda a campanha, a empresa também esparramou R$ 10 milhões no marketing, “molhando” desde o filme da TV até o PDV. “Fizemos a otimização das mídias de forma simples. Até os displays de supermercado estavam em sinergia com a campanha na TV. Toda vez que tivemos contato com o consumidor entregamos a mesma mensagem”, explica Vargas.
Com estratégias direcionadas para o Mobile Marketing em 2009, a grande sacada de Marketing da Campari em 2007 foi conhecer profundamente o seu consumidor, criar inovações em todas as áreas da comunicação e ter ousadia e consistência na comunicação. Vale refletir nessa ideia que deu certo.

Junior Alex 16-06-08
referente 1 semana

3 comentários:

Edméia, Edivando, Isabela Vieira, Júnior e Paulo Henrique disse...

É isso aí, inovar a cada dia, para
despertar maior atenção dos consumidores.Hoje sai na frente quem procura o diferencial do marketing e propraganda.
Edméia 19/06/08.

Edméia, Edivando, Isabela Vieira, Júnior e Paulo Henrique disse...

Não tem como não fazer parte do vocabulário e da prática de um bom comunicador a questão da inovação. É fundamental estarmos antenados no mercado e uma coisa até que foi citada na postagem, saber direcionar a propaganda para o seu consumidor. Para isso ser eficaz, produzir resultados, temos que estar sempre de olho no que o mercado tem pra nos oferecer, e nas novidades que surgem a todo momento. Se não for assim, não teremos criatividade e assim inovação não fará parte do nosso trabalho e será dificil conquistar algúm cliente dessa forma.

Isabela Vieira 22/06/08

Edméia, Edivando, Isabela Vieira, Júnior e Paulo Henrique disse...

Com um propaganda bem elaborada e criativa podemos conquistar o consumidor.
Hoje o mercado requer um estudo detalhado, paras sabermos o que o consumidor realmente está esperando,com um marketing direcionado para um público alvo é bem mais fácal atigirmos nossos objetivos.

Edivando Pereira da Fonseca