sábado, 24 de maio de 2008

Morre a escritora Zélia Gattai aos 91 anos em Salvador


A memorialista, romancista e fotógrafa Zélia Gattai Amado morreu aos 91 anos, no último dia 17 de maio, no Hospital da Bahia, em Salvador, vítima de uma parada cardiorrespiratória. A viúva do também escritor Jorge Amado estava internada desde o dia 30 de março com problemas renais, provocados por uma infecção urinária.
Zélia Gattai mostrou seu talento literário aos 63 anos, incentivada por Jorge Amado, com quem foi casada por 56 anos até a morte do escritor, em 2001 aos 88 anos. O primeiro livro, Anarquistas, Graças a Deus, virou marco pelo valor histórico e cultural para o País, e lhe rendeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979.
Ao todo, a escritora publicou dez livros de memória, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Muitos foram traduzidos para o francês, italiano, espanhol, alemão e russo.
Foi uma grande perda para cultura brasileira. Quem teve a oportunidade de assistir a mini série que a TV globo transmitiu, baseada em uma de suas obras "Anarquistas, Graças a Deus", pode entender a riqueza de seu trabalho.
Edméia 24/05/08.

O Papel social da propaganda

Hoje vemos que a propaganda já não é mais usada só pra vender produtos. A uma nova tendência no mercado, que é a propaganda voltada para o social (como podemos ver na postagem feita pelo nosso colega Paulo Henrique), talvez por vivermos hoje numa sociedade totalmente capitalista, onde sempre vence o melhor, onde o dinheiro fala mais alto. Deixamos pequenas coisas, pequenos gestos de lado, como por exemplo fazer o bem, dar bom dia, dizer obrigada, ajudar os maios velhos e até mesmo doar nossas roupas velhas para alguma instituição carente ou coisas desse gênero.

A propaganda hoje também tem o papel de resgatar estas atitudes voltada para o bem coletivo. E por nossa sociedade estar carente de boas ações, é que as empresas tem investido em mostrar o que de bom fazem para a sociedade. Pois antes, propanganda voltada para o lado social, era propaganda de ONG's.

É importante estarmos prontos para prestar esse tipo de serviço porque é algo que vem crescendo e se fortalendo com o passar dos anos. Li uma matéria do site http://www.abap.com.br/noticias/papelsocialpropaganda.htm, que mostra bem o que estou tentando passar.

Acredito que precisamos fortalecer essa corrente do bem, já que temos nas mãos, meios que nos possibilitam fazer isso. E já que estamos estudando para sermos profissionais da área de comunicação, nada melhor do que poder conciliar lucros com bem estar social. Fazer a nossa parte e ajudar na construção de um mundo melhor.

Isabela Vieira Rocha 24/05

Proteja Nossas Crianças


Achei de total importância a campanha lançada pelo nosso governador Aécio Neves no último dia 14/05/08 e que começou a ser veinculada no dia 15/05,sobre violência doméstica e exploração sexual de crianças e adolecentes em nosso estado.
Os meios de comunicação irá ajudar muito a combater essa prática que infelizmente é muito comum em nossa sociedade,e as campanhas ficaram muito detalhadas nos esclarecendo muito,agora basta a população fazer sua parte e denúnciar casos que estejam acontecendo ou venham acontecer.
P.Henrique

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Comunicação

Instrumentos essenciais para a perfeita comunicação pessoal.



A comunicação é o nosso contato com o mundo exterior, são as pontes que formamos para nos aproximarmos das pessoas e gerar relações. Essas reforçam nossa auto-estima e confiança para assumir novos riscos e desafios. Quando nos comunicamos de forma inadequada, ao invés de construirmos pontes, edificamos muros que afastam as pessoas e retiram as oportunidades. Falar com mais eficiência, pensar de forma rápida, apresentar as idéias com clareza, convicção, segurança e credibilidade. Para uma comunicação pessoal efetiva é necessário integração entre: Corpo x Voz; Voz x Personalidade; Voz x Profissão. Quais seriam então os atributos vocais para uma voz profissional perfeita e adequada? Saber passar naturalidade e expressividade na voz, por meio de entonação, ênfases, inflexões vocais, pausas, levando emoção e magnetismo à comunicação. Expressar-se com fluência satisfatória, com clareza e sem quebras no ritmo da fala. Ao comunicar-se, falar com nitidez articulatória, com abertura de boca correta nas vogais, pois são elas que dão clareza às palavras. A comunicação pessoal efetiva é reflexo de uma personalidade forte e segura, onde o profissional é altamente valorizado.


Edivando Pereira da Fonseca

domingo, 18 de maio de 2008

Co-working

Depois da revista Fortune, agora é a vez do The New York Times dar um grande destaque ao assunto. No começo do ano, o Estadão abordou o tema, mas não usou o termo “coworking“.
Nas entrelinhas, o jornal de Nova York revela o motivo do coworking crescer tanto no mundo - as pessoas gostam de trabalhar de forma independente, mas não isoladas em casa.
Acho que existem outras razões maiores - trabalhar como freelancer é cada vez mais comum e a internet [banda larga] abriu possibilidades para as pessoas poderem trabalhar de forma remota e colaborativa. Ou seja, hoje faz sentido falar de coworking. Achei muito interessante a palestra ministrada pela Mírian durante o Publimix, até porque ainda é um tema pouco conhecido.
Edméia/18/05/08.