sexta-feira, 20 de junho de 2008

Marketing de Guerrilha


Marketing de Guerrilha já é realidade em empresas no Brasil.

Nas últimas aulas da prof ª Flávia, ela fez alguns comentários a respeito de marketing de guerrilha, por sinal muito interessante.
O profº Rodrigo Sales também comentou sobre o marketing viral, que também está ligado ao marketing de guerrilha.
Fazendo algumas pesquisas nos sites, achei legal essa matéria, espero que vocês gostem também:

As empresas que atuam no Brasil começam a colocar o Marketing de Guerrilha em seu planejamento estratégico. Só a Coca-Cola já realizou cinco ações com a agência especializada Espalhe, que também desenvolveu projetos para a Warner e para a Brastemp neste ano.
A Vivo é outra grande marca que entra nesta lista, desta vez com ações desenvolvidas pela Bitura Midias Mirabolantes. Até empresas no setor farmacêutico, como a EMS, já usam deste expediente para conquistar novos consumidores para o Energil C. “O negocio é gerar o boca-a-boca e fazer as pessoas falarem da sua marca”, afirma Gustavo Fortes , sócio-diretor da Espalhe.
O fato de chamar atenção do consumidor é o grande trunfo do Marketing de Guerrilha, uma vez que, todos sabem, é cada vez mais difícil ter trinta segundos do tempo das pessoas hoje em dia. Por isso, a FOX colocou 140 pessoas na Avenida Paulista algemadas em postes, pontos de ônibus e placas e outras 60 algemadas na Avenida Luis Carlos Berrini, em São Paulo.
Depois, foram 48 atores que representaram uma perseguição entre polícia e bandido nos parques Ibirapuera e Villa Lobos. Tudo isso para divulgar a minissérie 9MM: São Paulo, a primeira produzida integralmente no Brasil e que conta a realidade da polícia de São Paulo.
Guerrilha na InternetJá a Whirpool fez parceria com o site Camiseteria.com para desenvolver estampas personalizados para os microondas da linha MAXI da Brastemp. Assim como acontece com a marca de camisetas, no site paródia Microonderia o consumidor pode desenvolver e publicar estampas de adesivos eletrostáticos para microondas.
Os criadores das duas artes que receberem o maior número de votos de outros internautas verão sua obra comercializada separadamente, como acessório em todo o Brasil e receberão prêmios. É o conceito web 2.0, grande aliado do Marketing de Guerrilha. Com a ação, que promove o produto, a marca já possui 100 sugestões de adesivos e milhões em retorno de mídia espontânea na imprensa.
Geralmente os projetos de Marketing de Guerrilha demandam menos investimento que as ações tradicionais. “O investimento é menor e tem um resultado maior”, afirma Fortes. A meta é criar um conceito inusitado, com a Coca-Cola. A marca furou a língua das pessoas com um piercing da marca. Foram quase 300 pessoas usando a marca Coca-Cola na língua. “A pessoa furava a língua de graça e tirava uma foto para divulgar”, diz o sócio-diretor da Espalhe.
Cuidados com o boca-a-bocaO maior cuidado nestas ações, por exemplo, é controlar todas as variáveis porque ninguém domina o boca-boca. No caso da Coca-Cola, só foram utilizados piercing de titânio e estúdios com certificado de qualidade. Outra atenção é com o prazo. Como no Brasil as coisas sempre são para ontem, os clientes sempre passam prazos curtos. E até nisso o Marketing de Guerrilha tem vantagem, pois em 40 dias é possível fazer o planejamento e viabilizar uma ação.
Mais uma atenção: o Marketing Viral, uma das ferramentas usadas na Guerrilha, não é fazer filme engraçado. “Nós colocamos fogo nesta história. Acreditamos na espontaneidade. É passar as coisas pela frente. O nosso desafio é descobrir coisas que as pessoas passem para frente”, ressalta Gustavo Fortes.
Edméia. 20/06/08
Fonte:

quarta-feira, 18 de junho de 2008

MTV protesta por ser cortada da programação nacional da SKY

A MTV protestou nesta sexta-feira, 6, contra o fim da transmissão da emissora em âmbito nacional pela televisão a cabo Sky. Em comunicado, o canal disse que a empresa foi "contra interesses de milhares de seus consumidores, da audiência da MTV Brasil e de seus assinantes que nem foram comunicados sobre a mudança."
A Sky explicou em nota ao estadao.com.br que o corte foi realizado porque o acordo de distribuição venceu em 31 de dezembro e, desde então, as partes não firmaram um novo contrato.
"Consideramos que a proposta oferecida pelo canal é abusiva e com condições comerciais que teriam impacto negativo nos preços praticados junto aos nossos clientes", informou a Sky. "Dessa forma, desde a meia-noite de 1º de junho, demos início ao processo de desligamento do canal", acrescenta.
Segundo a MTV, a transmissão para São Paulo não foi cortada. A Sky informou que no lugar da MTV Brasil, os assinantes terão a MTV Hits, canal norte-americano lançado em 2002 que transmite videoclipes sem intervalos.
Agêcia estado06/06/2008 18:33hLeia mais sobre:Revista da TV


E onde fica o direito do consumidor, principalmente aqueles fanáticos pela programação da MTV.
Acho que a SKY deve tentar negociar um novo contrato para não deixar na mão seus clientes!

Edivando Pereira da Fonseca

segunda-feira, 16 de junho de 2008

RICARDO ELETRO CONTINUA

A rede Ricardo Eletro está fincando a sua bandeira no Rio de Janeiro. Até o fim de 2008, a maior varejista de Minas Gerais terá pelo menos 40 pontos-de-venda em todo o estado. Em dois anos, a rede que vende eletrodomésticos, móveis, celulares e serviços financeiros pretende chegar a 100 lojas no Rio mantendo o seu posicionamento agressivo em preço baixo.
A Ricardo Eletro está investindo R$ 20 milhões nesta expansão. Outros R$ 30 milhões serão aplicados em publicidade. Grande parte das lojas é herança da compra da rede Danúbio, que havia adquirido a Arapuã. No Brasil, a varejista tem 240 lojas e deve fechar o ano com um faturamento de R$ 2 bilhões, com meta que o Rio represente 20% neste bolo. Todos os 14 PDVs abertos até maio serão lojas de rua. A primeira em shopping será no Ilha Plaza.
A estratégia de Marketing para o novo mercado não muda. É negociar com o fabricante para ter o menor preço, manter a filosofia de operação com custo mínimo e gritar na mídia e no ponto-de-venda para conquistar clientes das classes A, B e C. “A oferta é o nosso grande negócio”, afirma Ricardo Nunes, presidente da empresa, em entrevista ao Mundo do Marketing. “Temos registro assinado no cartório que nos obriga a cobrir as ofertas da concorrência”, conta Débora Talita, Gerente de Marketing da rede.
Fonte Mundo da Markenting
Junior Alex
16-06-08
Referente 2ª semana

Inovação no Marketing

Empresas inovam em busca do consumidor

No ano passado, algumas empresas conseguiram se diferenciar com estratégias e idéias inovadoras. Marcas como SulAmérica, Jornal Destak e Campari representam cases que podem servir de exemplo para empresas pequenas, médias e grandes, seja de qual segmento for.
Com cada vez menos espaço no mercado e mais empresas concorrentes surgindo, é necessário que as empresas e agências desenvolvam grandes idéias para diferenciar o produto, seja no ponto-de-venda, na Internet ou nos meios tradicionais de comunicação. O que as empresas oferecem ao consumidor precisa gerar o interesse dele, ter relevância e desejo de compra.
Radio como estratégia de marketing Com um case inovador, a SulAmérica Seguros ganhou destaque na mídia com a criação de uma rádio somente com informações sobre o trânsito de São Paulo. De acordo com Zeca Vieira, Diretor de Marketing da SulAmérica, a diferenciação de um produto ou serviço não acontece apenas com freqüência e visibilidade ao gerenciar uma marca. “É preciso oferecer uma comunicação que seja relevante e que toqueo coração das pessoas”, afirma em entrevista ao Mundo do Marketing.
Durante 24 horas por dia, sete dias por semana, a Rádio SulAmérica toca notícias sobre as melhores e piores condições do trânsito paulista. A estratégia aumentou o share of mind - lembrança da marca – da empresa em 68%, de acordo com pesquisa da Synovate Brasil.
Com vista nestes cases inovadores cria-se oportunidade para que outras empresas percebam a importância de entregar um produto útil ao consumidor. Relevância é uma tecla fundamental que deve ser ressaltada toda vez que se falar em inovação. Zeca Vieira participa do evento As Grandes Sacadas de Marketing para mostrar o case. “Estamos no caminho certo e oferecendo uma comunicação de qualidade. Participar do evento significa que estamos focados nos resultados de nossas ações de marketing”.
Marketing dentro do copoA Campari é outra marca que teve destaque no cenário do Marketing com campanha integrada que gerou importante performance da empresa no mercado. Todas as ferramentas de comunicação foram integradas no conceito do comercial para a TV. A empresa dedicou os últimos 15 meses na integração das ações de conhecimento da marca através de propaganda, PDV, relações públicas e inovação, além de pesquisa de interesse e necessidade do consumidor.
No comercial para a TV, a Campari mostra uma mulher que joga a bebida no vestido de uma amiga. Para o investimento em toda a campanha, a empresa também esparramou R$ 10 milhões no marketing, “molhando” desde o filme da TV até o PDV. “Fizemos a otimização das mídias de forma simples. Até os displays de supermercado estavam em sinergia com a campanha na TV. Toda vez que tivemos contato com o consumidor entregamos a mesma mensagem”, explica Vargas.
Com estratégias direcionadas para o Mobile Marketing em 2009, a grande sacada de Marketing da Campari em 2007 foi conhecer profundamente o seu consumidor, criar inovações em todas as áreas da comunicação e ter ousadia e consistência na comunicação. Vale refletir nessa ideia que deu certo.

Junior Alex 16-06-08
referente 1 semana

Relações Publicas

Agregando valor com a imprensa*
Relações Públicas

Graças ao grande avanço da gestão empresarial no Brasil, ninguém mais duvida de que o bom relacionamento com a mídia não só é indispensável como efetivamente agrega valor às empresas e marcas.
O avanço da democracia exige que pessoas, entidades, órgãos públicos e empresas se exponham cada vez mais ao julgamento do público. E a mídia é fundamental nesse processo. O crescimento exponencial das comunicações, que amplia todas as liberdades, também potencializa o papel da mídia: TV, rádio, jornais, revistas, blogs, websites e o que mais surgir.
A empresa que investe em Relações Públicas e no relacionamento com a mídia estará preparada, com normas e procedimentos, para enfrentar as questões e emergências de comunicação jornalística no caso de crises institucionais. Investir no relacionamento com a mídia ajuda também a evitar ou combater boatos. A divulgação sistemática dos fatos relevantes da vida da empresa e de suas marcas não só permite que a opinião pública e os jornalistas as conheçam — podendo, assim, construir uma muralha de credibilidade que impeça que qualquer boato prospere —, mas também cria uma interface permanente com a imprensa, que facilita o diálogo e os esclarecimentos.
Sempre que precisar recorrer aos jornalistas, a empresa terá possibilidade de acesso em clima cordial, graças à credibilidade construída ao longo do tempo em que ela investe nesse relacionamento.
O investimento em relações com a mídia também facilita a divulgação de fatos positivos da vida de uma empresa — novos investimentos, fábricas, iniciativas negociais, atividades de preservação ambiental etc.

Fonte Portal da propaganda.

Junior Alex16-06-08


10 anos de parceria com a SOS Mata Atlântica
A Colgate-Palmolive está comprometida com a proteção da saúde bucal das pessoas e com o meio ambiente. Com base nesta filosofia, desde o lançamento do creme dental Sorriso Herbal, em 1997, parte das vendas da marca é revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica.
Com esses recursos, são viabilizadas ações que têm como objetivos a conscientização sobre a importância da Mata Atlântica e da necessidade de se proteger os remanescentes florestais e a biodiversidade desse bioma, fazendo com que seja mais conhecido pela sociedade, sobretudo as pessoas que nele vivem.Ao comprar o produto, cada cidadão contribui com a causa e também exerce seu papel ambientalmente responsável. -->Os projetos de conservação e educação ambiental dos quais Sorriso Herbal participa ajudam a divulgar e levar a causa aos seus consumidores, tanto na sua realização como na celebração dos resultados, pois acredita que todos os participantes, SOS Mata Atlântica, Sorriso Herbal e consumidores, devem sentir-se orgulhosos do sucesso obtido com os projetos, pois ele se mostra na forma de avanços na conservação e recuperação da Mata Atlântica.Entre os diversos projetos realizados nesses 10 anos de parceria, destacam-se o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, o Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito e o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Sobre a SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental. Entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentável.
Esse empresa é um grande exemplo de responsabilidade social.
Edméia 16/06/08.

domingo, 15 de junho de 2008

MTV x Sky




Até onde vai o respeito com o consumidor,mas um caso é esse da MTV e Sky,onde as partes não conseguiram chegar a um acordo para exibição do canal na tv por assinatura.


Há uma semana a Sky sem aviso prévio e sem consulta aos assinantes, retirou o canal do ar.


A Sky em nota oficial alega que ambas não chegaram a um acordo enquanto a MTV continua exibindo seu repúdio a atitude da sky.


Será qua somos consumidore respsitados ou simplesmente audiencia?




Abraços,




Paulo Henrique